Quem sou eu

Minha foto
São Bernado do Campo, São Paulo, Brazil
Fale Conosco: R. José Fiúza da Rocha, 48 - Vila São Jose, São Bernardo do Campo - SP, 09790-445 Fone: 4127-3677 Email: euclides.cunha@saobernardo.sp.gov.br

História da Escola


A EMEB Euclides da Cunha foi inaugurada em 13 de agosto de 1977, sob a denominação de NEI (Núcleo de Educação Infantil) do Jardim Silvina. Passados dois anos recebeu a denominação de EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Euclides da Cunha, em comemoração aos 70 anos da morte do escritor. Passados 20 anos, sua denominação foi alterada para EMEB (Escola Municipal de Educação Básica), em conjunto com todas as escolas municipais.
Nos primeiros vinte anos, o atendimento era exclusivo para crianças na faixa etária de 4 a 6 anos, tendo sido em determinada época, a segunda maior escola do município em número de alunos, chegando a ter três períodos de atendimento.
1999, ano da municipalização do ensino fundamental, recebeu seis turmas de 1º ano do ensino fundamental em um anexo com 3 salas, para estas turmas.
2001, passa a atender 2 turmas de alunos de 3 anos, da Creche da Vila São José.
2004, já não foi mais necessário o atendimento de 1º ano do ensino fundamental, pois as escolas da região passaram a oferecer vagas em quantidade suficiente. Os alunos de 3 anos passaram também a ser atendidos com o convenio firmado entre a PMSBC e  creches parceiras, assim o atendimento volta a ser para alunos de 4 a 6 anos .
2010, com a adequação do ensino fundamental de 9 anos, as turmas passam a ter outra denominação, com data de corte em 1 de março, entre as faixas etárias, com a denominação de Infantil III,  Infantil IV e  Infantil V.
2011, deixamos de atender alunos em período integral, por uma questão de demanda das turmas de infantil III, zerando a lista de espera para esta faixa etária.
2012, o atendimento se normalizou, com lista de espera zerada e com algumas vagas. Várias professoras trabalham 40 horas semanais e, portanto têm outro período sem aluno, o que facilitou as substituições eventuais e apoio às turmas de infantil III e com alunos com necessidades especiais, bem como a organização e apoio nas salas ambiente (biblioteca e ateliê).
2013, ano de implementação de jornada formativa dos professores (1/3 da carga horária) com ampliação de carga horária semanal, de 24 para 30 horas, favorecendo o acompanhamento pedagógico individualizado, bem como o preparo das aulas e atendimento às famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

COMUNICADOS

TRIO GESTOR

DIRETORA
ROSIMEIRE DOS SANTOS ALMEIDA

VICE-DIRETORA
JAMILE SANTOS DE OLIVEIRA

COORDENADORA PEDAGÓGICA
VALÉRIA CRISTINA GROSSI VILAS BOAS